quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Filosofias

Passeei por Heráclito, Schopenhauer, Kant, Nietzstche... dei uma lida básica, pura curiosidade de saber até onde a loucura deles foi, e como foi seu fim... bom este, é bom nem mencionar. Bom, onde quero chegar? Grandes filósofos possuíram muita razão em algumas coisas que disseram, mas você vai admirar alguém só pelas palavras? Me peguei pensando isso hoje.
Que bom que eles tinham tempo pra pensar tudo isso. Se antes, tempo era conhecimento, hoje nem preciso dizer a frase clichê que todos conhecem. Não vou fazer nenhuma viagem superficial nem profunda nesses nomes. Gosto muito de algumas frases, fazem pensar, refletir, mas aí você procura que fim teve àquela pessoa. Quem dera fosse engraçado como Braz Cubas, no entanto, quando a gente se prende demais em filosofias alheias, esquece que pode formular as próprias, e crescer com elas, sendo a própria filosofia. 
Explicando melhor, chega uma hora, que de tanto ler sobre filosofias e linhas de pensamento, se chega a um termo: tudo é muito legal, muito "culto", que coisa chic, mas e a minha vida? Que lição posso tirar desses nomes ilustres e agrupar ao meu viver? 
O último livro, muito interessante, que li foi em 2001, por acaso, ele estava na mesa do meu chefe, que livro formidável, A águia e a galinha do teólogo Leonardo Boff. Já leram? Ouviram falar? Há coisas simples naquele livro, é de lembrar até agora, o desafio que eu sentia, de deixar de olhar só pro chão, e ver só o que estava perto... sei lá, viajei legal nas coisas que escrevi, mas quando vi a capa daquele livro, eu sorri, por dentro e por fora... lembrei da águia, lembrei de mim no tempo...

0 comentários:

Postar um comentário