quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PSDB, educação pública e você: nada a ver.

Ontem, dando uma passadinha pelo 'face' na hora do almoço li algo no mínimo beeem indigesto, vejam só:

"Projeto do governo estadual de São Paulo pretende mudar currículo do ensino médio e diminuir em 20% o número de aulas de português e matemática."

Esse é o governo que alguns amam, o da 'aprovação automática: tem dificulade mas passa mesmo assim', que até hoje os funcionários da educação ainda não conseguiram tirar do poder, que é todo olhos pra saúde, e todo surdo pros clamores da educação paulista. Exatamente em 2011 faz 10 anos que terminei o ensino médio, e já naquela época éramos muito prejudicados por greves e dificuldades em arranjar próximo de casa uma vaga pra estudar, e já naquela época também, estudava quem queria, quem se interessava.

"Se colocada em prática, a nova matriz curricular reduzirá a carga horária das matérias em que os alunos têm dificuldade: o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) mostra que 57% dos alunos do ensino médio estão abaixo do básico em matemática e 38% deles não absorveram conteúdos mínimos em português."

Pronto resolveu-se o problema!! É só diminuir! Quando eu li dificuldade automaticamente me saltou aos olhos a esperteza desse governo com relação ao aproveitamento dos alunos, então a situação fica a seguinte: nas pesquisas o Estado não será mais envergonhado pelo baixo aproveitamento, pra isso basta diminuir a carga horária, e este mesmo resultado, baseado nesta carga diminuirá (será?) , os aluninhos com baixo rendimento/vontade de aprender serão beneficiados com a diminuição (forçação de barra) dos estudos em matérias "básicas"; oras, se as matérias básicas (que são essenciais) serão cortadas imagine futuramente as outras! Continuemos:

"Em nota, a Secretaria de Estado da Educação diz que o mais importante não são as mudanças sugeridas para a carga horária, mas a possibilidade de as escolas oferecerem currículos diferenciados. As alterações tornarão o currículo mais atrativo, deixarão o jovem mais preparado para o mercado de trabalho e diminuirão a evasão no ensino médio, argumenta o governo."


Como uma grade curricular, com pouca atenção na 'língua mãe' e diminuição do poder de provocar a mente dos adolescentes vai ser bem sucedido dessa forma? Como será mais preparado escrevendo 'concerteza' dessa forma?? Eles acreditam em fada do dente, só pode, acham que com tudo isso vai diminuir a evasão? Isso é um prato cheio pro 'tanto faz, acho que não vou amanhã'.
Pelo jeito, esse tipo de notícia não fez o mínimo de diferença pra alguns, estamos em pleno Rock in Rio, atenções voltadas pra outras coisas, ótima oportunidade de estudar, votar e aprovar projetos 'golcontra'.

Depois de toda minha ladainha, mais ou menos patriota, quero deixar algo claro pras próximas turmas que vão aparecer na educação pública: ou você se esforça pra estudar, ou comece a criar, agora, seu futuro sem futuro. Nesse momento, quem já passou pelo ensino médio, e era tirado por só ficar entre 'sala e biblioteca' vai entender, e saber reconhecer o quanto foi bom ter ido além da sala de aula, pois só aquilo que a gente aprendeu não foi o suficiente, e ainda não o é. Vocês fizeram parte da era PSDB, estão vendo o que acontece nas escolas, faça o povo de berço tecnológico ter um motivo a mais pra querer crescer por si só, não coma da educação mastigada desses anos, vá além da sala de aula, ela não é mais treino pra vida.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,no-ensino-medio-sp-quer-menos-portugues-e-matematica,778420,0.htm

0 comentários:

Postar um comentário